Será que o homem foi mesmo a Lua? Por que muitos nāo acreditam?

A filmagem do primeiro passo

Divulgação / NASA

Teoria conspiratória 

Se Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua e temos imagens dele desembarcando, então quem fez a filmagem? Para conspiracionistas, isso demonstra que o pouso foi uma armação.

Explicação 

Havia uma câmera do lado de fora do módulo lunar, apontada para a escada por onde Armstrong desceu. Essa é a razão de as imagens estarem fixas na escada.

Divulgação / NASA

A semelhança do plano de fundo

Teoria conspiratória 

Imagens que teriam sido feitas em pontos diferentes da Lua apresentam o mesmo pano de fundo, indicando que foi usado um mesmo cenário de fundo.

Explicação 

Não há planos de fundo idênticos, apenas parecidos, o que se explica em larga medida pela monotonia da paisagem lunar. A ausência de objetos – como árvores – torna complicado avaliar nas fotos a distância e o tamanho das coisas, contribuindo para dar a impressão de que os cenários são iguais. Uma colina próxima pode dar a impressão, por exemplo, de ser uma montanha longínqua, e vice-versa.

Os 380 quilos de rocha lunar

Divulgação / NASA
Rochas foram trazidas da Lua pelo programa ApolloDivulgação / NASA

Teoria conspiratória

Como parte da encenação, a Nasa teria apresentado como rochas trazidas da Lua meteoritos lunares que caíram na Terra.

Explicação 

O programa Apollo trouxe 380 quilos de rochas da Lua. Todas as análises feitas por cientistas confirmaram a proveniência e constataram que não se tratava de meteoritos, por causa das características geoquímicas.

As pegadas no solo

Divulgação / NASA
Pegadas na superfície lunarDivulgação / NASA

Teoria conspiratória 

As imagens feitas pela Nasa mostram pegadas súper nítidas e bem preservadas dos astronautas no solo lunar. O problema é que não há umidade na Lua. Portanto, dizem os adeptos de teorias da conspiração, as pegadas teriam de ser como aquelas que se formam quando pisamos em areia seca.

Explicação 

A poeira lunar não é areia, é uma espécie de rocha moída, similar à cinza vulcânica. Tem características que favorecem uma impressão nítida de pegadas. Como não há vento na lua, as pegadas continuarão inalteradas por milhões de anos.

A bandeira tremulante

Divulgação / NASA
Bandeira norte-americana foi fincada em solo lunarDivulgação / NASA

Teoria conspiratória 

A bandeira norte-americana fixada pelos astronautas em solo lunar tremulou, apesar de não haver vento na Lua. Para os céticos, significa que a cena foi gravada na Terra e uma brisa balançou o pano.

Explicação 

Só houve alguma ondulação quando os astronautas instalaram a bandeira, acionando uma haste vertical para mantê-la desfraldada – foi a vibração da haste ao ser montada que causou o movimento. Depois, as fotos da bandeira parada deram alguma impressão de ondulação porque o tecido tinha vincos – uma vez que viajou dobrado até a Lua.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.