O que aconteceria se a Terra girasse duas vezes mais rápido?

Você sabia que o planeta Terra gira a uma velocidade de 1.670 quilômetros por hora? Tal velocidade é medida no equador, e nos movermos para os pólos, a velocidade que experimentaríamos seria menor. Mas pare por um instante e se pergunte o que aconteceria se nosso planeta começasse a girar mais rápido?

Para que tal coisa acontecesse a Terra teria de ser atingida por um objeto maciço. Um fato interessante é que nosso planeta nem sempre teve essa velocidade. Em seu início, cientistas estimam que um dia durava apenas quatro horas. Milhões de anos atrás, quando dinossauros ainda estavam vivos, os dias eram de 22 horas. Desde essa época, a velocidade de rotação diminuiu muito pouco devido à atração gravitacional da Lua, e tal processo irá continuar gradualmente pelos próximos bilhões de anos.

Terra
Imagem|fatosdesconhecidos

Se a velocidade da Terra duplicasse, as consequências não seriam tão drásticas se ela parece de rodas, mas tampouco poderiam ser ignoradas. De início, os dias teriam apenas 12 horas, o que mudariam totalmente o cotidiano das pessoas. Falando em termos tecnológicos, muitos satélites parariam de funcionar pois seus sistemas estão programados com o movimento de rotação atual.

Mais preocupante do que isso seria a força dos furacões em regiões tropicais, que aumentaria exponencialmente. A força centrífuga deslocaria a água dos oceanos para o equador. O nível do mar nessas regiões aumentaria cerca de 100 metros, eliminando totalmente países como Colômbia ou Venezuela, e deixando os pontos mais altos como novas ilhas.

Isso causaria o acúmulo de água no equador e faria aparecer um manto permanente de nuvens em forma de anel o que causaria chuvas e tempestades permanentes nessas áreas. Sem mencionar nas pessoas que teriam de viajar para outros lugares. O Equador se tornaria um barreira, que separaria os hemisférios do norte e do sul.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Reprodução|Fatosdesconhecidos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.