20 Curiosidades Imperdíveis Sobre “La Casa de Papel”

série espanholaLa Casa de Papel” se tornou um verdadeiro sucesso aqui no Brasil. Já são três temporadas disponíveis na Netflix e é impossível não assistir um episódio atrás do outro, sem conseguir parar. Estamos mentindo?

Porém, alguns segredos ficaram “escondidos” do público. Isso mesmo que você leu. Existem algumas curiosidades que nem mesmo quem é fã da série sabe. Mas estamos aqui para acabar com o mistério. Confira a seguir tudo sobre “La Casa de Papel”!

Troca De Nome

Você sabia que o nome da série era para ser outro? Sim! Inicialmente, foi pensado no título “Los Desahuciados”, que em tradução livre significa “Os Desalojados”. Bem estranho, né?casadepapel Divulgação/Netflix

Os responsáveis pela série cogitaram esse nome, em um primeiro momento, porque todos os membros da equipe, formada pelo “Professor” (Álvaro Morte), largaram as suas vidas para se dedicarem ao arrojado plano do mentor. Só depois ficou definido que o nome seria “La Casa de Papel”.

O Papel Usado Nas Notas

casadepapel4 Divulgação/Netflix

Nas duas primeiras temporadas da série espanhola, a equipe do Professor entra na Casa da Moeda da Espanha e começa a produzir centenas de notas de euros. Mas, obviamente, por questões de segurança, a produção não usou impressoras de dinheiro de verdade.

Na verdade, foram usadas as impressoras do jornal ABC de Espanha e papel de jornal para fabricar o dinheiro fictício. Já pensou a trabalheira que deu para fazer tantas notas “falsas” de euros?

O Verdadeiro Cenário

casadepapel8 Divulgação/Netflix

Lamentamos dizer isso, mas fomos enganados de certa forma. A fachada que vemos como a Fábrica Nacional de Moneda y Timbre durante toda a primeira e segunda parte na verdade não é a Casa da Moeda espanhola.

A verdadeira Casa da Moeda da Espanha vetou as filmagens no local. Por isso, as gravações precisaram ser feitas no Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), que liberou os finais de semana para a equipe da série trabalhar.

Doença não existe

berlim Divulgação/Netflix

Na trama, Berlim (vivido pelo ator Pedro Alonso) revelou sofrer de uma doença chamada Miopatia de Helmer. Para conter os sintomas, que são descontroles musculares, o personagem injeta uma droga que tranquiliza diretamente a região afetada.

Mas você sabia que essa doença é fictícia? Isso mesmo! Pelos sintomas, parece que o personagem tem miopatia mitocondrial, um distúrbio genético que causa perda progressiva da força muscular. Mas não é possível afirmar com absoluta certeza isso, pois o nome da doença citada na série não existe.

A Famosa Canção

belaciao Reprodução/Netflix

Quem não ficou com a canção italiana “Bella, Ciao” na cabeça depois de um episódio? Com certeza é um dos elementos mais marcantes da série. Mas você sabe de onde vem essa canção?

Ela foi composta no século 19 por camponesas italianas, que a cantavam durante o trabalho de colheita contra a opressão dos patrões. A música voltou para a boca do povo durante a Primeira Guerra Mundial com uma nova letra, em tom de protesto ao conflito. Na Segunda Guerra, o partido comunista fez uma terceira versão contra o governo fascista de Mussolini.

Dividiram Em Duas Temporadas

casadepapel5 Divulgação/Netflix

Muitas pessoas acreditam que “La Casa de Papel” se trata de uma produção da Netflix, mas isso é um equívoco. A série é uma criação de Álex Pina para o canal espanhol Antena 3, de Madrid (Espanha), e estreou em maio de 2017.

Sua versão original tinha nove episódios, de 70 minutos cada um. Depois de adquirir os direitos de exibição, a Netflix preferiu reeditar a história e fazer duas temporadas. A primeira teve 13 episódios, com 40 a 50 minutos de duração, e estreou dezembro de 2017. Já a segunda temporada contou com seis episódios e foi exibida em 2018.

Troca De Nomes

casadepapel2 Divulgação/Netflix

Todo mundo sabe que os personagens da série são chamados por nomes de cidades, os codinomes de cada um. O que quase ninguém sabe é que os ladrões Oslo, Moscou e Nairóbi se chamariam Valência, Camarões e Chernobyl na primeira versão da série.

Porém, esses codinomes não foram totalmente desconsiderados na trama. Os nomes até mudaram, mas os antigos seguiram na história de outra forma: eles viraram os códigos para os planos do grupo.

O Primeiro Episódio Teve Várias Versões

p Divulgação/Netflix

O primeiro episódio de “La Casa de Papel” teve nada menos que 52 versões. Sim! Não foi nada fácil chegar no resultado final, aquele que o público teve acesso na TV espanhola em 2017.

Os produtores da série trabalharam duro para ter o primeiro episódio ideal, mas valeu a pena. Afinal, são as primeiras cenas que despertam o interesse do público. E deu muito certo! O primeiro episódio termina e já queremos saber mais sobre o plano do Professor.

As Máscaras

mascara Divulgação/Netflix

Não precisa nem ter assistido a todos os episódios da série espanhola para saber que os criminosos da trama usam uma máscara do pintor surrealista Salvador Dalí para preservarem suas identidades. O item também foi inspirado no V, personagem do filme e história em quadrinhos “V de Vingança”.

Depois da série ganhar fama, a máscara virou moda no mundo inteiro. No Brasil, foi um verdadeiro sucesso nos bloquinhos dos últimos Carnavais.

Armas Verdadeiras

armas Divulgação/Netflix

Já citamos que o dinheiro não era real, mas nem tudo era fictício. Em entrevista para “New in Town”, Itziar Ituño, a inspetora Raquel, que se torna Lisboa na terceira temporada, revelou que eles usaram armas de verdade. Mas calma! A produção tomou cuidado para evitar acidentes.

As balas eram falsas, mas as armas verdadeiras. Mas quando nos levaram às aulas de prática de tiro, aí nos deram balas verdadeiras”, contou. “Uma coisa é disparar na ficção, outra é disparar a sério. Aí, dá para ver como se sente, quando tem uma arma realmente carregada com balas verdadeiras tem outro peso”, completou.

Uma Pequena Cena Demorou Cinco Horas

toquio99 Divulgação/Netflix

Não temos noção de quanto tempo uma cena pode levar para ficar perfeita. Quem lembra de uma das primeiras cenas da série, na primeira temporada, em que Tóquio é recrutada pelo Professor?

Parece uma cena super rápida de ser gravada, certo? Errado! Na verdade, demorou cerca de cinco horas para ser filmada e atingir a perfeição exigida pela produção da série. Por isso, às vezes, uma temporada leva tanto tempo para ficar pronta. É muito trabalho!

O Visual De Tóquio

toquio999999 Reprodução

Falando na Tóquio… O visual da atriz Úrsula Corberó foi inspirado na personagem de Natalie Portman em “O Profissional”. E quando olhamos para as duas fotos, a referência é nítida!

No longa de 1994, a atriz Natalie Portman interpreta Mathilda, uma garota que se torna protegida de um assassino profissional e que deseja vingar a morte da família. A inspiração para Tóquio faz sentido, pois Mathilda também acaba entrando para o crime. Apesar disso, ela não se torna exatamente uma assassina e continua sensível e movida pelo emocional, assim como a protagonista de “La Casa de Papel”.

Produção Em Ação

la-casa-de-papel-capa-1 Divulgação/Netflix

Mais uma curiosidade que poucos sabem! Algumas pessoas que fazem parte da equipe técnica ganharam um personagem na série. É o caso do diretor Alejandro Bazzano, que fez uma breve participação como o Dr. Serbio. Quem lembra dele?

Já o assistente de direção Daniel Higueras fez figuração como um dos agentes que trabalham com Rachel na tenda da polícia enquanto a equipe do Professor está dentro da Casa da Moeda.

Suspense Para Todos

5d358133240000ff3493626e Divulgação/Netflix

Não foi só o público que sofreu para saber o desfecho de cada temporada. Os atores também precisaram conter a ansiedade, pois os episódios foram gravados em ordem. Haja coração!

Os atores só recebiam o roteiro para cada episódio quando já estavam nos sets de filmagem. Ou seja, ninguém sabia o que iria acontecer com o próprio personagem que estava interpretando! Isso deve ter sido uma estratégia do diretor para deixar as cenas ainda mais emocionantes.

A Famosa Risada

DTxrOQ3WkAI3l2P Divulgação/Netflix

A risada única e marcante de Denver foi pensada antes da produção escolher o ator Jaime Lorente para o papel. Durante os testes para o personagem o roteiro já dizia “risada desprezível”, e cada ator fazia a sua interpretação.

Denver também deveria ser um personagem com um tom (pouco) agressivo, mas ao mesmo tempo simpático. Durante o teste, os atores fizeram a cena em que o personagem entrega uma arma falsa a Arturo Román, exigindo que o diretor da Casa da Moeda dispare. E a produção não teve dúvidas! Após os testes, Jaime Lorente foi o escolhido.

Ajuda De Especialistas

ouro Divulgação/Netflix

Na terceira temporada da série, o novo objetivo dos ladrões é roubar uma enorme quantia de ouro do Banco da Espanha. Porém, a equipe do Professor não poderia simplesmente sair de lá com inúmeras barras. Seria inviável! Então, a solução encontrada foi fundir o ouro, transformando-o em pequenas bolinhas.

Mas você sabia que essa técnica não foi inventada? Segundo Javier Gómez, roteirista e coordenador de roteiro da série, a equipe da série procurou alguns especialistas na área, que explicaram seus métodos. Tudo isso para dar veracidade ao roubo.

Onde Foi Gravada a Terceira Temporada

Alicia Sierra Divulgação/Netflix

Assim como aconteceu na primeira e na segunda parte, a equipe de “La Casa De Papel” não gravou no lugar original do roubo na terceira temporada. Na verdade, a fachada que aparece nas cenas externas não é do Banco de España de Madri, mas sim dos Novos Ministérios.

Por ser uma área oficial do governo, o local é considerado zona de segurança e bem mais tranquilo. Mas nem tudo foi filmado lá. As cenas internas foram gravadas em dois estúdios de 1.200 m² cada nos arredores de Madri.

Personagens Novos

casadepapel2 Divulgação/Netflix

Na terceira temporada, o Professor (Álvaro Morte) ganha novos aliados para a invasão do Banco da Espanha. Além de Raquel (Itziar Ituño) e Mónica (Esther Acebo), que fizeram parte da primeira e segundo parte, o time recebe Palermo (Rodrigo de la Serna), Bogotá (Hovik Keuchkerian) e Marselha (Luka Peros) para botar o novo plano do assalto em ação.

Do outro lado, a inspetora Alicia Sierra (Najwa Nimri) assume o lugar que era de Raquel. Mais uma figura nova na história é Tatiana (Diana Gómez), namorada de Berlim. O que será que ela vai aprontar na próxima temporada?

Quarta Temporada

n2 Divulgação/Netflix

Sim, teremos mais uma temporada para a felicidade dos fãs. A Netflix ainda não divulgou a data de estreia, mas já existe uma previsão. Em entrevista à versão espanhola da revista “Esquire”, o criador Alex Pina da série revelou que os novos episódios devem entrar na plataforma de streaming apenas em 2020.

Já sabemos que as gravações foram finalizadas no início de agosto deste ano. Agora é segurar a ansiedade!

Ainda Precisamos De Respostas

n Divulgação/Netflix

Estamos ansiosos para a quarta parte, pois algumas questões ficaram no ar. O que será que vai acontecer com Nairóbi (Alba Flores), que foi baleada e terminou entre a vida e a morte?

Também estamos curiosos para saber qual será a próxima jogada do Professor (Álvaro Morte), agora que ele acredita que sua companheira Raquel (Itzar Ituño) está morta. Será que eles vão conseguir concluir mais um plano com sucesso? Ou será que a a inspetora Alicia Sierra será mais esperta que os ladrões?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.